terça-feira, 4 de agosto de 2009

TERCEIRO ENCONTRO
FILME: NARRADORES DE JAVÉ

O encontro foi divertido, descontraído e muito proveitoso pois serviu de embasamento para reflexões pessoais e profissionais pautadas no saber prévio, na consciência da fundamental importância que temos em preparar, auxiliar, proporcionar e mostrar ao educado o quanto é imprescindível se apropriar do saber, do conhecimento e do letramento para poder exercer o direito de cidadão em todos os ambientes opinando e defendendo idéias e interesses de mudar ou construir, a partir daquilo que já existe ou não, algo melhor, novo...

Um povo analfabeto, desinformado, sem raízes culturais procura criar fatos ou imaginações e deixa de buscar saída para a situação, se condiciona ao abandono.

Esse filme demonstra a força da linguagem, tanto escrita quanto falada, para ascensão social e conquista da independência.

A pequenez do povo diante da força da represa representada na cena da goteira ratifica a idéia de que nada mudou desde a chegada do povo em Javé, pois não houve trocas de conhecimentos e consequentemente não houve transformações tanto físicas como psicológicas.

A partir dessas reflexões certifico o pensamento de que precisamos, mais do que nunca, proporcionar aos nossos educandos a capacidade de se apropriar da escrita e da leitura para crescer como cidadão capaz em todos os aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário