segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Práticas sociais da leitura e da escrita

Entre conversas e risos o grupo foi surpreendido com a leitura “deleite” do texto “O menino que descobriu as palavras” de Cinéias Santos e Harcanjo, pela cursista profª Vera e em seguida fomos agraciadas com o recitar do poema “Poema Didático” de Mário Quintana pela profª Nadir Scholze, o qual criou um clima de admiração e emoção provocando relatos de outras experiências onde nos “vestimos” dos personagens e deixamos lembranças e aprendizagens registradas na memória dos expectadores.
Nas discussões sobre as unidades 13 e 14; “Leitura, escrita e cultura e O processo da leitura” destacamos a diferença que existe no processo da leitura que exige esforço, dedicação e objetivo para tal exercício e que nosso compromisso é provocar a curiosidade, a necessidade de ler para alcançar o que procura e assim descobrir a importância de realmente “saber ler” e não simplesmente decodificar signos e não ser capaz de inferir e construir sentidos a partir da leitura. Destacou-se também a importância dos conhecimentos prévios, da cultura e valores para desenvolver a habilidade de ler.
O conceito de letramento foi baseado na leitura de mundo e a utilização da escrita para trocar idéias, conhecimentos e modos de pensar, para nos comunicarmos e transformarmos o mundo e a nós mesmos.
Destacamos também a distinção que existe entre o processo de ensinar e aprender pois um é feito para o outro e permite uma avaliação, enquanto o segundo acontece internamente onde relacionamos também o “ler” do “compreender”, pois um diz respeito ao reconhecimento das palavras e os signos enquanto a compreensão utiliza essas palavras para construir imagens, pensamentos, raciocínios que só acontecem internamente e com as suas particularidades, condicionada pelo contexto social e cultural do sujeito.
Após o estudo teórico tivemos a apresentação de algumas práticas registradas em textos e cartazes, sanamos algumas dúvidas e partimos para a preparação das aulas.
O encontro foi muito produtivo, pois o grupo demonstrou interesse sobre os assuntos estudados, destacando, comentando e registrando os conteúdos relevantes dos estudos.
É gratificante esse momento de encontro pois existe cumplicidade com o trabalho realizado.

Um comentário:

  1. Oi Janete, teu blog está maravilhoso...
    Quão gratificante é perceber o envolvimento das professoras cursistas nas atividades das oficinas!
    Parabéns.

    ResponderExcluir