quinta-feira, 24 de setembro de 2009


ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

A partir de uma mensagem apresentada pela cursista Adriane,refletimos sobre as dificuldades enfrentadas diariamente por nós e percebemos que são pequenas em relação a outras que realmente não entendemos como podem ser superadas.
Após a reflexão dos conteúdos estudados nas Unidades do TP5, seguimos para a preparação das práticas sugeridas, as quais foram adaptadas conforme as evidências do momento.
As professoras prepararam atividades baseadas na Unidade 18 que trata da Coerência Textual, com o objetivo de verificar como se constrói a coerência nos textos.
Para isso foram planejadas várias atividades que serão desenvolvidas de acordo com as possibilidades de cada turma.
Com o objetivo de destacar os mecanismos de coesão textual, aplicou-se o “Avançando na Prática” das páginas 162 e 163 do TP5, estudado na seção 3 “Progressão Textual”, a atividade de produção de uma história, seguindo as seguintes perguntas adaptadas à técnica da “gaitinha”,

a) Oque aconteceu?
b)Onde aconteceu?
c) Quando aconteceu?
d)Quem foram os envolvidos?
e) Qual foi o desfecho da história?

O texto foi produzido por grupos de 5 alunos, onde um não podería saber a resposta do colega antes do momento de abrir a “gaitinha”.
E ntendo que este momento de produção em grupos, é o mais rico em aprendizagem, fico fascinada observando as discussões as conclusões, as sugestões e as “risadas gostosas” no momento em que acontece “ algum balão”, de alguém não acompanhar o raciocínio...
Neste momento acontece o verdadeiro “laboratório” da aprendizagem, da construção do conhecimento, da prática significativa, do do fazer o aprender de modo descontaído, alegre e prazeiroso.
( foto d a5ª série)

Nenhum comentário:

Postar um comentário