quarta-feira, 23 de setembro de 2009



LITERATURA DE CORDEL



A poesia é um gênero literário encantador, sendo assim, no mês de agosto, em que comemoramos o Dia do Folclore, procurou-se valorizar as diferentes expressões culturais do nosso povo, manifestadas através da poesia. Entre elas, resgatou-se a Literatura de Cordel, esse gênero de poesia popular impressa, que ocorre especialmente no nordeste, mas que passou a ser conhecida e valorizada pelos brasileiros.
Os alunos encantaram-se pelas leituras, pela oralidade, pelos jogos de rimas, de palavras, aprendendo também a fazer cordel, contando histórias criadas e improvisadas pelos mesmos. Este estudo encurtou distâncias culturais, uma vez que entenderam que gaúcho também pode gostar de Literatura de Cordel.

Depois do estudo da Literatura de Cordel, os alunos produziram suas próprias poesias,expondo-as na sala e contando suas histórias em versos, aos demais alunos, no auditório da escola.Convidou-se também pais, tocadores de gaita e violão ( trovadores), para participar da proposta desenvolvida neste estudo.

O material produzido permanece disponibilizado aos alunos na sala de aula.
Escola Mun.de Ens. Fund.Monteiro Lobato
Série:6ª
Profe: Adriane Elis Sichinel

Nenhum comentário:

Postar um comentário