quarta-feira, 9 de setembro de 2009

8º Encontro

A apresentação de um monólogo por uma ex-aluna de duas professoras cursistas deu início aos trabalhos do oitavo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Apesar da paralisação das aulas, o grupo da área de Língua Portuguesa decidiu continuar os trabalhos nas datas previstas. As professoras fizeram suas avaliações sobre a apresentação, observando alguns aspectos estudados no TP5 que trata do Estilo, Coerência e Coesão Textual. No primeiro momento foi enfocado que precisamos respeitar os diferentes estilos que são motivados pela emoção e afetividade do falante. Ao comentar o texto “Palavras são palavras...” de Celso Ferreira Costa e discutir, exemplificar e socializar experiências, a Professora Romilda Seidel destacou que o sentido das palavras, muitas vezes é dado pelo ouvinte e não pelo falante e que nas relações humanas, a palavras tem o “poder” de construir e muitas vezes de destruir, por isso a importância de pensarmos bem antes proferirmos alguma “palavra” para que tenhamos os resultados desejados. Em relação as unidades que tratam da Coesão e Coerência Textual, foram destacadas algumas atividades propostas, pois nos preocupamos com a coerência textual, porém temos como aspecto relevante a correção da ortografia, por isso entendemos que precisamos desenvolver e esclarecer aos alunos quando um texto é realmente um texto e deixa de ser um aglomerado de palavras que não fazem sentido, que não produzem significação, compreensão, por parte dos leitores. A coerência também depende do gênero textual escolhido, pois ela não esta no texto, mas é construída a partir dele. A explicação sobre coerência e coesão também foi muito relevante em nosso estudo, devido o fato das mesmas serem algumas vezes confundidas, sendo que neste momento temos plena clareza da função da coesão que é de combinar o texto no seu interior, ligando as partes de maneira a formar um todo, enquanto a coerência combina os textos com seu exterior, com seu contexto, com suas finalidades e situações sócio-comunicativas. As oficinas foram trabalhadas e socializadas, sendo que a preparação e avaliações das práticas sugeridas ficaram para a próxima terça-feira dia 11/08/09.



3 comentários:

  1. Realmente nem sempre as palavras são entendidas como deveriam, dai a grande importância de saber qual usar. Está fazendo um lindo trabalho com as cursistas.

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  2. Parabéns, professores de Português que não medem esforços para melhorar cada vez mais as suas aulas, especialmente a você Professora Janete. Que isto sirva de exemplo para os demais professores de outras áreas para inovarem suas técnicas.
    Com Carinho, sua aluna Camila Feix.

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  3. Melhorar a prática educativa é para nós, professores, um novo ânimo para o desenvolvimento de nossas aulas. O aluno tem sede do saber e exige de nós técnicas atrativas para concorrer com tantas outras coisas mais atraentes que está ao seu alcance. Através dos estudos realizados no Gestar II, conseguimos dar um novo impulso para a prática de sala de aula.
    Profª Ivete Feix.

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