domingo, 22 de novembro de 2009

LINGUAGEM E CULTURA TP1
13º ENCONTRO


UNIDADE 3 E 4 – O texto como centro das experiências no ensino da língua e a intertextualidade.

Após as boas vindas às colegas, iniciamos a oficina nº 2 destacando os pontos relevantes destas duas unidades estudadas salientando a importância do texto no ensino aprendizagem.
Hoje, não mais se pode pensar em escrita e leitura como unidimensionais pois possuem uma dimensão fundadora inalienável que permite ao leitor / escritor, atribuir e construir novos e coerentes significados.
A intertextualidade é essencial aos alunos, que com a mediação do professor, aprendem a ler, escrever e enxergar sua própria realidade e a realidade do outro, interagindo com seu colega, produzindo conhecimentos e representando-os tanto na realidade quanto na escrita.
Sendo que o texto precisa ser o centro de nossas atividades no ensino / aprendizagem de Língua Portuguesa, devemos ter clareza que ouvir, falar, ler e escrever são atividades intimamente ligadas porém, distintas e portanto devem ser trabalhadas cuidadosamente, para alcançarmos os objetivos de desenvolver nos alunos sua competência discursiva, ou seja, a capacidade de compreender e produzir textos diversos, orais e escritos, principalmente os de ampla divulgação na sociedade.
Para que possamos tornar nossa leitura mais crítica e mais sensível é necessário percebermos com clareza o processo da intertextualidade, pois é através desses conhecimentos adquiridos que conseguimos construir o nosso texto. Por isso a necessidade de trabalharmos com diversificação de atividades e de textos constantemente no fazer pedagógico, para que nossos alunos possam enxergar as coisas de mais de um ângulo e poder concluir que tudo é relativo.
Cientes da importância do trabalho interdisciplinar para o desenvolvimento individual, a professora Adriane construiu, juntamente com os alunos, um baú de leituras sobre vários assuntos e gêneros, afim de ampliar o envolvimento e interesse por assuntos que desperte-os a curiosidade.

A seguir, uma atividade realizada por uma das cursistas durante o curso:

LER É VIAJAR...Embarque conosco neta viagem!











• A leitura nos proporciona a descoberta de um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O hábito, o gosto pela leitura deve ser estimulado na infância, para que desde pequeno se aprenda que ler é algo importante e prazeroso.
• Partindo da teoria à prática (através do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar II ),os alunos do 5º Ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela União, arregaçaram as mangas e abraçaram a proposta: O baú da leitura ( na sala de aula). Durante duas semanas, nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos ( carentes), trouxeram tintas, serrote, pregos, lixas,martelo e produziram o baú, através da doação de uma madeireira próxima à escola. Posteriormente visitaram algumas empresas e munícipes que prontamente colaboraram,doando livros, revistas e jornais, possibilitando o acesso diário à leitura na sala de aula.

DURANTE A AULA DE LEITURA

A sala de aula é um espaço de interação, portanto, são muitas as oportunidades que os alunos têm de se expressar,bem como ouvir, ler e escrever.De acordo com o TP1 ( Linguagem e Cultura), unidade 3,
“ O ensino- aprendizagem de qualquer língua deve dar-se com o uso de textos, porque é por meio deles que pensamos e interagimos. O texto deve ser o centro de todas as atividades que envolvem o ouvir, o falar, o ler e o escrever.”
• Para enriquecer nossas práticas,
• O TP6( Leituras e Processos de escrita), traz algumas reflexões acerca da proposta que fazemos de abordagem de literatura. Que a mesma não se dá de uma forma l
eviana, mas com ações responsáveis, garantindo a cada um o direito de escolher, de pensar, de sentir e agir diferente
do outro. “ E é nisso que a boa literatura aposta: no novo, no diferente, na expressão mais democrática e subversiva de mundo.”

Professora: Adriane Elis Sichinel







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