domingo, 28 de junho de 2009

MOVIMENTOS DO GESTAR II

Dia após dia acompanho as práticas diferenciadas, envolvendo toda a escola e todos os alunos na construção da significação do aprender. Percebo que o entusiasmo que contagia o grupo de cursistas está atingindo fortemente os alvos do nosso “fazer profissional”, pois se sentem envolvidos nas propostas que desenvolvem nas atividades diárias, uma vez que as cursistas divulgam as “riquezas” das produções dos alunos, no som das salas de aula, no jornal da cidade, nas exposições da escola, enfim, em todos os ambientes possíveis para mostrar que os estudos teóricos do Gestar II estão movimentando e modificando as práticas de quem está em constante busca do verdadeiro sentido do ENSINO-APRENDIZAGEM, que muitas vezes é feito de ilusões onde o professor “finge que ensina e o aluno finge que aprende” e o grupo de professores de Horizontina quer realmente fazer a diferença, despertando nos educandos a necessidade da apropriação da leitura e da escrita para que possam crescer apropriados do “saber”, pois é comprovado que o ser humano quanto mais sabe, mais reconhece que precisa saber, por isso e por muito mais que não podemos nos acomodar, precisamos mais do que nunca aperfeiçoar, modificar e desacomodar os nossos educandos e principalmente os educadores, que não sendo mais os detentores do saber precisam encontrar estratégias para construir o APRENDER A APRENDER coletivamente, estudando, experimentando, avaliando, modificando e avaliando novamente e principalmente refletindo sobre como alcançar os objetivos e tornar-se assim mais feliz no aprender e no ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário