Através de um personagem ditado, percebemos as várias interpretações representadas.
Viver e aprender nas diferentes etapas da vida
O termo desenvolvimento implica desenrolar as diversas funções... para isso acontecer terá que nascer um sujeito. Não há desenvolvimento igual a outro... a estrutura subjetiva torna singular o desenvolvimento. O cérebro humano é a sede da inteligência, da imaginação, da razão, da emoção e do talento. é o órgão central de direção e o centro intelectual. O grande mistério do cérebro humano é que ele só se enriquece se for utilizado
APRENDIZAGEM • CONSTRUÇÃO DE SI MESMO, COMO SUJEITO CRIATIVO E PENSANTE, AUTOR E AUTÔNOMO; • SE DÁ ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; PRECISA TEMPO PARA APRNDER; EVOLUIR; DESENVOLVER; AMADURECER;
FREUD: REAÇÕES EMOCIONAIS, VÍNCULOS POSITIVOS OU NEGATIVOS; VYGOTSKY: PREOCUPAÇÃO EM INTEGRAR E ANALISAR DE MANEIRA DIALÉTICA OS ASPECTOS COGNITIVOS E AFETIVOS. O HOMEM É UM SER QUE PENSA, RACIOCINA, DEDUZ, ABSTRAI, SENTE, SE EMOCIONA, DESEJA, IMAGINA E SE SENSIBILIZA A AFETIVIDADE ESTÁ RELACIONADA COM A INTELIGÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA. E, NESSE SENTIDO, COMO AFIRMA PIAGET “SEM AFETO NÃO HAVERIA INTERESSE, NEM NECESSIDADE, NEM MOTIVAÇÃO [...] A AFETIVIDADE É UMA CONDIÇÃO NECESSÁRIA NA CONSTITUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA É preciso desfocar o olhar viciado, que muitas vezes possuímos, do cotidiano escolar para que, antes de rotular e encaminhar para profissionais especializados, tenhamos um conhecimento maior da criança. “Mais do que avaliar as provas e dar notas, o importante é ensinar com amor mostrando que sempre é possível fazer a diferença...” É o fazer acontecer a solidariedade, a compreensão, a ajuda mútua e o amor entre as pessoas... O resto vem por acréscimo...Tudo depende da Pedagogia do Amor É fácil encontrar defeitos... Qualquer um pode fazê-lo Mas encontrar qualidades? Isto é para os sábios !!!
Carmen Marta Freddo Psicopedagoga Institucional/Clinica
Redação premiada do Progama Agrinho
Cidadania
Ser cidadão é algo gratificante, pois desde pequenos aprendemos a ter conhecimentos e valores importantes em nossa vida. E é em casa e na escola que aprendemos as primeiras coisas sobre cidadania, pois é nelas que nós aprendemos a nos relacionar em grupos aprendendo direitos e deveres como: a respeitar o espaço uns dos outros. Ser cidadão é também saber sobre cultura porque através da cultura que aprendemos os hábitos, línguas, trajes músicas, etc... E com isso podemos respeitar o modo de agir e os valores dos outros países, e é por isso que a cultura está relacionada com a cidadania. Uma das primeiras formas de você exercer a cidadania é ter seus documentos pois isso faz de você um cidadão porque através dos documentos que é comprovado que você existe, e isso faz com que você tenha direitos e deveres garantidos. Quanto mais lermos e estudarmos melhores cidadãos nos tornaremos, pois o que aprendemos nunca será demais. Para nos tornarmos cidadãos de bem, cada um deve fazer sua parte. Assim a sociedade e o mundo viveriam bem melhor.
Dia de Ação de Graças
Valorizando o verdadeiro sentido da vida, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São José Operário, preparou um momento de reflexão e agradecimento por todas as dádivas recebidas.
Prece de Ação de Graças Agradecemos-te Senhor. Pela glória de viver. Pela honra de amar! Muito obrigada Senhor, pelo que me deste, pelo que me dás!Muito obrigada pelo pão, pelo ar, pela paz!Muito obrigada pela beleza que meus olhos vêem no altar da natureza! Olhos que fitam o ar, a terra e o mar.Que acompanham a ave que voa ligeira pelo Céu de anil ese detém na terra verde salpicada de flores em tonalidades mil! Obrigada pelos ouvidos que me foram dados por Deus.Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro, a melodia do vento nos ramos do salgueiro,as lágrimas que choram os olhos do mundo inteiro. Muito obrigada Senhor, pela minha voz!Mas também pela voz que canta, que ensina, que alfabetiza.Que canta uma canção e teu nome profere com sentida emoção! Muito obrigada Senhor, pelas minhas mãos!Mas também pelas mãos que oram, que semeiam, que agasalham.Mãos de amor, mãos de caridade, de solidariedade. Mãos que apertam mãos.Mãos de poesia, de cirurgias, de sinfonias, de psicografias...Mãos que acalentam a velhice, a dor e o desamor!Mãos que acolhem ao seio do corpo, um filho alheio, sem receio. Pelos meus pés, que me levam a andar sem reclamar.Muito obrigada Senhor, Olho para a terra e vejo, amputados, marcados, desesperados, paralisados...Eu posso andar!! Oro por eles!!Muito obrigada Senhor, pelo meu lar! É tão maravilhoso ter um lar...Não importa se este lar é uma mansão, um bangalô, seja lá o que for!O importante é que dentro dele exista o amor!O amor de pai, de mãe, de marido e esposa, de filho, de irmão...De alguém que lhe estenda a mão, mesmo que seja o amor de um cão, pois é tão triste viver na solidão! Mas se eu não tiver ninguém para amar, um teto para me acolher, uma cama para me deitar...mesmo assim, não reclamarei, nem blasfemerei. Simplesmente direi:Obrigada Senhor, porque nasci. Obrigada Senhor, porque creio em ti. Pelo teu amor, obrigada Senhor!.
As Inter-relações entre Língua e Cultura
A cultura de um povo também pode ser transmitida através da linguagem. Com o estudo do TP1 Unidade 1, avançando na prática da página 237, foi proposto um desafio a uma 8ª série. Com o objetivo de relacionar cultura e língua, foi elaborado um dicionário para poder conhecer algumas gírias usadas pela população de um bairro de periferia do município de Horizontina. Primeiramente foram oferecidas frases com gírias para ver diferentes culturas e verificar se conheciam as expressões. Em seguida, foi feito um levantamento em sala de aula ( saber as gírias deles) e depois pesquisaram com familiares e população residentes no Bairro Bela União. Eis algumas gírias : GÌRIA SIGNIFICADO Abafa ficar quieto Amarelar ficar com medo Apagar dar fim Bagulho Objeto/droga Bagulho dinheiro balada festa noturna Boizinho ser quem não é Brete já era Brother irmão Carango carro Cascudos Tapas, socos, xingão Ceva Beber uma cerveja Ceva cerveja Coroa Pai, mãe Dar um rolé sair Dar uns pega beijar, abraçar Falcatrua fiz algo de errado Fazer uma bóia fazer comida Gelada cerveja Irado muito legal Malandro Refere-se a uma pessoa Massa Algo legal Me dá um dois me da um cigarro Mina menina Ô cara amigo Ô velho o malandro Oce você Pano roupa Parô? pedir para parar Passar-a-perna Enganar Puta que pariu preocupado com alguma coisa Rancho casa Tá está Tá ferrando de porco tá cheio de polícia Te espero na esquina te encontro depois Te liga Prestar atenção Trampo trabalho Trink estar bem Vai se danar "vai se dar mau" Vai se foder boiola/se dane Vasar sair logo/correr Vou ir na baia Vou para casa Sabe-se que a população desse bairro tem uma linguagem própria, porém os alunos encontraram dificuldades em diferenciar o que é gíria e o que é norma culta, por isso a listagem não foi tão grande assim.
Trabalhando a coerência e a coesão textual!!!!!
Os alunos da 6 ª série estudaram o texto " O que falta é afeto", baseado numa entrevista com uma psicóloga, a partir daí organizaram uma entrevista com os pais e com as respostas elaboraram um texto que foi muito trabalhoso e proveitoso. (segue texto produzido).
100% FAMÍLIA
Mães discutem como educar suas filhas e entram em acordo. -A televisão atrapalha no desenvolvimento da educação? -Conforme estudos os alunos vem cada fez mais perdendo o interesse em aula, não só com a televisão, mas também com outras atividades, a perda de interesse traz males ao futuro do nosso país e todos os pais devem ficar atentos em relação aos estudos, pois é fundamental serem até mais rígidos. -O que é disciplinar? -Disciplinar não é bater, quem bate dá uma verdadeira aula de covardia e de falta de limites próprios. É preciso dar amor aos filhos mas também é necessário ajudá-los a disciplinar-se , o alerta é que a família tem que ter regras e as crianças aprender essas regras desde pequenas e ninguém ensina batendo. -Qual é o melhor modo de educar? -Os pais são os principais educadores dos seus filhos, a violência não é o caminho certo da educação, o ideal para os pais é serem amigos dos filhos, pessoas que confiam, falam sobre os problemas e de quem se espera uma ajuda amigável. A base é a comunicação e os pais deveriam arranjar tempo para ficar com eles, porque os filhos é o que há de mais importante, mais que os negócios, o trabalho e o descanso, não têm educação sem responsabilidade pessoal. -Você permite que os filhos os desrespeitem? -O respeito é bom e todos gostam e não faz mal a ninguém, desde pequenos aprendemos a respeitar os mais velhos, isso é uma norma que devemos seguir por toda a nossa vida. De uns tempos para cá a grande parte dos pais e educadores tem se esquecido desta regra, não devemos esquecer que se trata de uma lei de respeito ao outro, independente da cor, religião e classe social. Todos merecem respeito pai, mãe, filhos,marido e mulher, amigos, parentes e vizinhos. -Aplicar a palmada traz danos ao ser? -Na maioria das vezes sentimentais, a palmada é um tapa, não é uma surra. Os pais devem saber a hora de parar de bater , na maioria das vezes estão com raiva e estressados, a palmada não educa deseduca.
PRODUÇÃO DE FRASES
* Recortar palavras de jornal (grupo de 3 pessoas). *Produzir frases com as palavras recortadas, colando-as numa folha. *Leitura das produções. *Exposição das frases.
PRODUÇÃO DE POESIA
*Grupo de 4 alunos. *Distribuir a poesia “Leilão de Jardim” - Cecília Meireles. *Leitura. *Recortar os versos. *Misturar os versos. *Criar uma nova poesia mantendo coerência do assunto ( tema: Leilão de Jardim). *Apresentação dos trabalhos. *Exposição das poesias.
Leilão de Jardim - Cecília Meireles
Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos, ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol? Quem me compra um raio de sol? Um lagarto entre o muro e a hera, uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro? E este sapo, que é jardineiro? E a cigarra e a sua canção? E o grilinho dentro do chão? (Este é o meu leilão.)
Atividades sobre a Gripe A (H1N1)
No livro TP5 a aula 6, “Semelhanças e diferenças entre os textos”, tem o objetivo de analisar a relação de identidade dos elementos lingüísticos do texto. A coerência estabelece uma harmonia do texto com o mundo exterior. Já a coesão é uma construção harmoniosa entre as relações de sentido internas do texto. Sob esta perspectiva, adaptamos um texto informativo, sobre a Gripe A (H1N1), com atividades semelhantes aos propostos no livro e aula acima citados. Sabemos que, na comunicação oral, em especial na fala, é comum utilizarmos o recurso da repetição, para possibilitar ao interlocutor a compreensão da mensagem. Além de repetir certas palavras, tanto na fala, quanto na escrita, o falante/escritor cria novas associações de idéias ao empregar palavras ou expressões semelhantes. Com isso, é possível ampliar o vocabulário utilizado e tornar o texto mais interessante. Planejamos uma pratica em sala de aula, onde o meu grupo de 7ª e 8ª série optamos pela Aula nº 6 – Semelhanças e diferenças entre os textos (pág 115 Versão professor), porém o adaptamos com um texto informativo sobre a Gripe. Nesta texto o aluno deve desenvolver a habilidade de perceber a identidade dos elementos lingüísticos presentes no texto: sinônimos, pronomes e definições.
Segue o texto trabalhado em aula. GRIPE A H1N1 O que é a gripe? É uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A ( H1N1), cujos sintomas são parecidos a uma gripe comum, porém bem mais intensos.
Quais os sintomas da gripe? · Febre súbita · Tosse · Dores musculares e articulações. · Dor de garganta · Falta de ar, tontura, Fraqueza;
Em caso de ter sintomas, onde ir? · Ficar em casa, se a febre for um sintoma isolado. Se associado a qualquer outro como a tosse, dor de garganta ou dores no corpo, procurar um médico. · Com sintomas mais graves, como a falta de ar, ir até a emergência de um hospital. Como é o contágio? Através do ar por vias aéreas e através do contato direto com pessoas ou objetos contaminados, como móveis, dinheiro, copos ou superfícies. O vírus não está circulando no ar. Ele é expelido pela pessoa contaminada durante a tosse ou espirro a um metro de distância. O vírus pode estar ativo até 48 a 72 horas em superfícies lisas como torneiras, maçanetas, assim como em superfícies porosas, como toalhas, mantendo por esse período a capacidade de contagiar. Como evitar? · Agasalhar-se bem no frio; · Alimentar-se bem; · Lavar as mãos com freqüência; · Usar álcool gel; · Ter sua própria toalha para secar-se; · Evitar aglomerações; · Não se automedicar; · Evitar beijos, abraços e aperto de mão. · Ventilar e permitir a entrada de sol em casa e na sala de aula · Lavar as mãos antes de preparar ou comer algum alimento;
Para as gestantes: As defesas do corpo durante a gestação são reduzidas. Por isso a mãe se torna suscetível a infecções bacterianas e virais. A gestante deve ficar atenta a sintomas de gripe como febre acima de 38ºC e falta de ar, principalmente no 3º trimestre da gravidez. Existe vacina para esse novo tipo de vírus Influenza A (H1N1)? Não. A Organização Mundial da Saúde informou que a vacina utilizada atualmente para a campanha da temporada de 2009,embora previna contra o vírus Influenza – A/Brisbane/59/2007 (H1N1),A/Brisbane/10/2007 (H3N2) e B/Florida/4/2006 –, não é útil para esse novo vírus identificado no México, classificado como Influenza A (H1N1) CALIFORNIA/04/2009. Mas, não está claro se oferece alguma proteção contra esse novo vírus.
. A doença é curável e existe tratamento para a gripe pelo vírus Influenza A(H1N1)? Sim. São medicamentos antivirais, existentes no Brasil, e devem ser prescritos por médico e disponibilizados pelos centros de referência. Os antivirais devem ser usados nas primeiras 48 horas, após o início dos sintomas O que é o Tamiflu? É um antiviral usado para combater a gripe A. A distribuição é controlada pelo governo. Quando tomar: Sob prescrição médica quando detectados os sintomas. Riscos: O maior risco de uso é levar as Pessoas a uma eventual resistência Ao vírus, fazendo com que a substância não funcione mais em uma onda epidêmica futura.
Atividades: 1- Debate com a turma, sobre o que sabem a respeito da Gripe A. 2- Leitura do texto informativo. 3- Responder às questões utilizando outros recursos, ou seja, empregando palavras ou expressões semelhantes, formando um parágrafo coerente em cada resposta. a) O que é a Gripe A? b) Quais os sintomas da Gripe A? c) Como se pode evitar o contágio? d) Como se dá o tratamento? e) Por que as gestantes, os diabéticos , obesos e crianças são considerados grupos de risco? f) Como você e sua família estão se precavendo desta gripe.
Produção textual: Produza um texto informativo, baseado em tudo o que você sabe sobre esta Gripe. Crie um título bem legal e chamativo. Produção de painel: Fazer um painel sobre a Gripe H1N1, com recortes de jornais trazidos pelos alunos e professora, expondo-o na escola.
História em quadrinhos produzida por alunos da 5ª série
História em quadrinho
Trabalhando as receitas com os alunos da 5ª série
Construindo o Aprender As professoras da área de Língua Portuguesa, envolvidas nos Estudos Continuados do Gestar II, procuram aproximar a teoria da prática oportunizando aos educandos técnicas e teorias diferentes, significando as palavras escritas nas atividades em que estão inseridas, ajudando assim a construir conhecimentos, diferenciando gêneros e tipos textuais em situações distintas, pois ao mesmo tempo em que forma, cria a própria situação, vendo assim uma ligação intrínseca entre significados e significantes. Deste modo, apropriando-se do conhecimento através de técnicas, críticas, criatividade e do seu jeito de aprender, entende a importância que a escrita exerce em diferentes contextos. Para tanto, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José Operário trabalham com novas tecnologias, técnicas variadas, experiências do cotidiano, bem como preparam e degustam receitas. RECEITAS: Receitas de um bom aluno 02 colheres de bondade 03 colheres de respeito 01 colher de inteligência e educação. Modo de preparo: Chegue na sala de aula e tire o material e comece a estudar. Faça bem as atividades, sem conversar, ponha tudo junto e misture na sua cabeça para não reprovar. Faça o tema, os cálculos e os textos para o futuro se formar. Aluno: Dener Cansi – 5ª Série Receita de sucesso 03 xícaras de estudo 01 xícara de professora 03 xícaras de vontade 02 xícaras de responsabilidade 01 xícara de querer Modo de fazer: Misture tudo bem em uma panela e deixe de molho durante 03 horas, depois disso cole no seu coração e leve para toda vida. Aluno: Jeferson Pohl – 5ª Série
Oficina realizada com 8ª Série, sobre moda e problemas enfrentados por algumas modelos!!!
Encontro do Gestar II.
DEPOIMENTO DA LIGIANE
Sou a professora Ligiane Busanello, profe de Língua Portuguesa do ensino fundamental, trabalho do 5º ano à 8ª série em duas escolas do município de Horizontina. Faço parte do grupo de professoras que estão cursando o GESTAR II. Nosso grupo é muito bom. É um grupo homogêneo, todas participam trocando informações, atividades, leituras. Quanto ao Gestar, estou muito feliz. É um curso de formação continuada, onde aplicamos a teoria em nossa prática diária. As atividades são aplicáveis em diferentes séries, diferenciando os níveis de exigência e ainda trabalhando a gramática intertextualizada, não existindo a necessidade de aplicá-la isoladamente. Essa forma diferenciada de outros cursos de formação nos dá uma injeção de ânimo e criatividade ao elaborarmos nossas aulas. Quanto ao material, é de ótima qualidade, é um material de pesquisa diária. Espero não parar pelo Gestar II, quero fazer o III, IV, V... Parabéns pela equipe de formadores!
Janete O. da Silva Bruning.
Atuo no magistério desde 1988, iniciei as atividades com unidocência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 1995 passei a trabalhar nas séries finais, na área de língua portuguesa. A minha profissão faz parte de minha realização pessoal pois amo o que faço, me sinto muito bem junto com os meus alunos e vejo-os como fonte de energia, renovação, alegria, esperança... VIDA.
A motivação é um dos principais fatores do sucesso; e ela é visível no grupo de professores.Espero que continuem assim e tenham muito proveito de toda essa aprendizagem. Abraços. Nadir Scholze
No decorrer dos encontros do Gestar II, pudemos nos fortalecer de que, cabe a nós, professores, desenvolver, no aluno, a consciência da importância da leitura, bem como abrirmos espaço para o debate onde o aluno tenha a abertura de expor sua opinião, defendê-la e argumentar suas ideias na produção textual. O Gestar II é tudo de bom, onde estudamos, discutimos, trocamos ideias. Ivete Feix
A motivação é um dos principais fatores do sucesso; e ela é visível no grupo de professores.Espero que continuem assim e tenham muito proveito de toda essa aprendizagem.
ResponderExcluirAbraços. Nadir Scholze
No decorrer dos encontros do Gestar II, pudemos nos fortalecer de que, cabe a nós, professores, desenvolver, no aluno, a consciência da importância da leitura, bem como abrirmos espaço para o debate onde o aluno tenha a abertura de expor sua opinião, defendê-la e argumentar suas ideias na produção textual. O Gestar II é tudo de bom, onde estudamos, discutimos, trocamos ideias.
ResponderExcluirIvete Feix