sábado, 6 de junho de 2009

FORMAÇÃO EM POA

Ao aceitar o convite da Secretaria Municipal de Educação de Horizontina para receber formação sobre um programa do Governo Federal, denominado Gestar II,muitas expectativas foram criadas.
Partimos então para uma viagem em busca de orientações, propostas, conhecimentos e muita dedicação.
A movimentação intensa de muitos professores, com olhares incertos, assustados e curiosos, se encontravam no auditório da UNIRRITER.
O entusiasmo dos representantes do MEC nos deixou ansiosas para o início dos trabalhos com o professor Maurício, que com muita calma e sabedoria conduziu os trabalhos em meio a tantas dúvidas, curiosidades, angústias.
Aos poucos fomos entendendo o processo e as dúvidas foram sendo sanadas, embora a saudade dos familiares e dos alunos nos perturbasse, continuamos estudando, interagindo, questionando e levando o professor ao cansaço.
Mesmo o curso ainda em andamento a preocupação de como mostrar na prática as novas possibilidades de ensinar e aprender através da aplicação de propostas e estratégias mais eficazes e conjuntas, a fim de elevar a competência dos educadores e educandos, aperfeiçoando a capacidade de compreensão e intervenção a partir da realidade de cada ser, já nos inquietava.
Algumas brincadeiras e piadas foram necessárias para o melhor entrosamento do grupo, mas o mais importante era a responsabilidade do depois; como transmitir tudo ao grupo, como serão as respostas, quanto trabalho a mais, quando fazer tudo isso, será que sou capaz?
Ao retornar, a curiosidade de quem ficou também era grande, porém o trabalho é complexo e exige responsabilidade, disponibilidade e acima de tudo o QUERER CRESCER, para aperfeiçoar o trabalho com as pessoas que terão novas oportunidades de construir os seus conhecimentos através da participação significativa no processo ensino–aprendizagem, professores e alunos, que no meu entendimento, fazem a Educação acontecer.
O provérbio que segue é o resumo do que vivi nesta semana de estudos.
“Na seca se conhecem as boas fontes; na adversidade, os bons amigos.”
Um abraço a todos!
Janete

Um comentário:

  1. Janete, lendo esse relato e seu perfil, sinto-me muito gratificado, pois reconheço semelhanças entre o seu perfil e o meu. Eu, assim como você, tenho em meus alunos minha fonte de renovação, energia e esperança. Tenho certeza que vou aprender muito contigo.

    ResponderExcluir