sábado, 24 de outubro de 2009

11º Encontro

“A Lição do Pássaro” foi a mensagem apresentada no início do encontro, destacando o valor da oração.
A partir das anotações feitas individualmente, partimos para a discussão dos pontos obscuros e polêmicos das unidades 23 e 24 do TP6.
O primeiro destaque foi sobre a importância das releituras do texto do escritor, a fim de que se distancie do seu texto para fazer uma avaliação mais completa, colocando-se no lugar do interlocutor, focando os processos de coerência e coesão textuais, elementos referentes à estrutura do texto, do gênero, a seqüência de idéias, observação da ortografia, a pontuação e o texto como um conjunto.
A intervenção do professor é fundamental no processo de revisão e edição do texto, uma vez que pode, através de questionamentos, orientar, sugerir, oferecer alternativas aos problemas, considerando que a posição do autor deve ser respeitada, pois a escola é o lugar de reflexão e da transformação das práticas.
O texto, “iniciando nossa conversa” é maravilhoso, pois consegue cintilar a idéia de que a literatura precisa fazer parte da nossa vida, precisa alimentar o espírito e que é fundamental apresentarmos aos nossos alunos esse “alimento da alma” para que possam sentir falta dele e buscá-lo em algum momento da vida. Sabemos que a escola é um espaço fundamental para desenvolver leitores porque é condição da plena cidadania, da plena participação na produção humana, porém para que isso aconteça é preciso que o professor leia literatura, que saiba ler literatura, que viva realmente esse discurso.
De acordo com os depoimentos das cursistas, literatura é o que toca os sentimentos, o que encanta, que modifica, é poesia, é emoção, é viver em um mundo “distante” e num momento “único”.
As reflexões realizadas neste estudo foram de fundamental importância, uma vez que ligamos a teoria à nossa prática, através de exemplos e debates relacionados ao nosso cotidiano, as dificuldades encontradas, frente a rejeição enfrentada pelo professor, quando o aluno diz que não quer saber dessas “coisas”, a dificuldade em atender individualmente os que mais necessitam devido ao número de alunos e a inquietação dos mesmos.Apesar dessas dificuldades, amamos o que fazemos, tanto que estamos totalmente envolvidas neste programa buscamos aprender para modificar, para aperfeiçoar e alcançar os objetivos que tanto almejamos
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